sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

PUBLICAÇÕES


PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO DE 2017

Livro 05/2017
SEMENTES POÉTICAS org. por Elaine Lauck



Textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Teresinha.



Livro 04/2017
DIVINO ESPÍRITO SANTO de Maria Inês Guilloux Leal
Das origens açorianas à retomada  da festa em Gravataí

"Buscando respostas, resgatamos a memória da Festa do Divino através do estudo da simbologia e do imaginário das pessoas, que veem no Divino não apenas um objeto de sua fé, mas um amigo capaz de4 suavisar as dificuldades de cada um. deparamo-nos com a explicação de que a festa inicia-se após o Pentecostes."



Livro 03/2017
DAS COISAS DE POUCA IMPORTÂNCIA de Borges Netto - 2ª edição
Este livro evidencia a maturidade de seu autor como escritor. o ritmo do texto é fluente e exato. não se poderia acrescentar ou extrair nenhuma expressão. é uma escultura de palavras, que o autor limou, buscando o detalhe. Afinal, alguém já não disse que a perfeição mora aí? As frases curtas lembram Hemingway, inclusive citado pelo autor como uma de suas influências.
A respeito da temática, ele ingressa no mundo das lembranças de uma forma intimista. Fala com admiraçção que tem por seu pai e por sua mãe, da vida difícil de agricultor, da descoberta da literatura, que deslumbraria sua vida, e do amor pela companheira, Denise Jorge...

Livro 02/2017
EU TINHA UMA BONECA ENCANTADA... de Borges Netto
As melhores palavras foram buscadas para narrar o desejo de Maria Elocir em transmitir à comunidade sua luta pela vida. Cenas tempestuosas, que ofendem e torturam, e abordagens para evitar pareceres de certo ou errado foram evitadas por tratar-se de um tema muito difícil.
Para a narrativa o autor visitou o próprio passado. Trouxe as práticas na lavoura, o encantamento rural e o abate no matadouro.
O texto foi considerado pelo autor um sublime exercício literário onde foi possível utilizar todos os recursos para que a narrativa caminhasse com segurança e evitasse as más interpretações.

Livro 01/2017
UMA ROCHA NA COZINHA de Márcia Pinheiro

Uma Rocha na Cozinha é um livro de receitas resgatadas das amigas, comadres, tias e avós de Vera Teresinha da Rocha.
São receitas de doces e bolachas que não exigem grandes habilidades na cozinha, mas um pouco de dedicação e uma pitada de carinho são os principais ingredientes para quem deseja se aventurar no mundo da culinária.


PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO DE 2016





Livro 13/2016
CONTOS PARA CANTAR DO INVENTOR DO VENTO 
de C.A.Albani da Silva

"Tem letra de música? Tem sim. E bastante! Coisa de cancionista / Coisa de cantadô. Poema não tem, então? Tem, sim! Vou trabalhando as cartas da palavra candada, falada, escrita. Ah! É o conto que ficou de fora? Ficou não, trago montes de causos modernistas aqui, coisa de cantadô? Cantadô coisando! São as primeiras histórias deste Inventor de Ventos... Na verdade nem são as primeiras: É o primeiro de histórias do Inventor do Cavalgando o Vento, daí sim!"




Livro 12/2016
100 POESIAS DA ALMA de Osvando Perez Alves






Livro 11/2016
ROSA BRANCA de Osvando Perez Alves











Livro 10/2016
CINDY, A MAIS BELA de Verlaine Terres








Livro 09/2016

PINTANDO COM PALAVRAS de Alice Barbosa










Livro 08/2016

VENCENDO AS BARREIRAS DA SEPARAÇÃO - 3ª edição 
de Círio de Melo









Livro 07/2016


MENINAS DE PORCELANA de Juliano L.Perlinzer











Livro 06/2016
O CIRCO  de Fernando Medina

O Circo é um romance infanto-juvenil, que se passa num tempo em que os circos eram a grande atração da petizada. Este romance, embora não tivesse o escopo de relembrar os bons tempos dos teatros ambulantes, vigentes ainda pelo Brasil afora, posto que sem o fulgor da época em que atrações mais atraentes como a televisão ainda não faziam parte da vida da molecada — mesmo que não fiquemos com saudades dos bons espetáculos circenses, conduzirá o leitor a uma história de amor, intriga, segredos, e onde a infâmia tem seu lugar, mostrando o lado ao mesmo tempo humano e hipócrita de seus personagens, sem deixar de aludir à puerilidade e à travessura da infância, como a dos meninos que dão início à narrativa, que são em parte o mote do enredo deste livro.


Livro 05/2017
CANÇÃO PARA ANA de Borges Netto


O personagem principal, já idoso, tem como tarefa escrever a história de sua vida. Para isso precisa visitar o passado e trazer à tona seus sentimentos perdidos, a meiguice da infância e as descobertas na adolescência. A história, comprada por um editor que lhe dá dicas de como escrever, vai se emaranhando nas dificuldades de uma boa narrativa literária. Com isso o autor consegue transmitir seu método de trabalho, sua dedicação com os diálogos, sua extrema exigência com a leveza dos parágrafos e a busca incansável da melhor palavra para se expressar.


Livro 04/2016
UM DESERTO LOGO ALI  - 2ª edição - de Borges Netto

“É uma obra mais densa, que pode ser incluída em ambos os ciclos (ciclo do agricultor e ciclo do artista). O texto é fluente e ágil, como o dos melhores redatores.”
 “Borges Netto parece dever tudo ao jornalismo, sem nunca ter estado numa redação.”


 Eduardo Jablonski,



Livro 03/2016
LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE GRAVATAÍ 
de Eduardo Jablonski


"Acertamos com o idealizador do Clube Literário de Gravataí, Borges Netto, que escreveríamos um estudo sobre a literatura contemporânea na cidade. Para tanto, foram-nos repassadas obras do próprio Borges, de Célia Fagundes, de Círio de Melo, de Claudio Wurlitzer, de Fernando Medina e Maria Izabel Moreira. Propusemo-nos a fazer análises de dez páginas (conforme as normas da ABNT) sobre cada um deles, e constatamos em quase todos alguma aproximação com o pós-moderno, e então inserimos um pequeno ensaio a respeito da escola."



Livro 02/2016
POEMAS EM SI MENOR de Borges Netto
"...Borges Netto ampliou todos os adjetivos que já havia mostrado nas primeiras coletâneas. Expandiu o número de metáforas, aproximando-se da poesia pura; inspirou-se mais uma vez na natureza e convidou a amada para uma longa conversa, cheia de imagens.
Enfim sua vida cumpriu uma missão. Futuramente podemos lembrá-lo como um poeta que amou os livros e as mulheres.  "

Eduardo Jablonski 

Livro 01/2016
COMUNICAÇÃO EM GESTÃO E TECNOLOGIA
Coordenação Eduardo Jablonski + alunos da Faculdade QI

"Desta vez aconteceu alguma coisa diferente: a alegria dos acadêmicos, que achavam impossível se ver em letra de forma, mexeu conosco. O projeto nasceu com a meta de movimentar a comunidade acadêmica nas Faculdades QI, e não tínhamos noção de que muitas pessoas ficariam felizes com isso. Vinte e cinco anos atrás, quando começamos nossa carreira nas publicações, ficávamos empolgados com a mínima coisa, mas agora só nos alegramos com a felicidade dos outros."
Eduardo Jablonski 









PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO EM 2015




























PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO EM 2014





















PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO EM 2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário